Voltar

Saúde Atualizada

Hospital de Beja: 12 chefes de equipa do Serviço de Urgência pediram demissão do cargo

Saúde Atualizada

Hospital de Beja: 12 chefes de equipa do Serviço de Urgência pediram demissão do cargo


12 chefes de equipa das urgências do Hospital de Beja pediram demissão dos cargos. Alegam “falta de condições para tratar doentes com qualidade e segurança”, devido “à falta de médicos e sobrecarga de trabalho". Conselho de Administração da ULSBA reúne-se nesta quarta-feira, às 09h30, com o serviço de Medicina Interna.

São 12 os chefes de equipa, especialistas de Medicina Interna, que pedem a sua demissão “até que seja feita uma reavaliação da situação” do Serviço de Urgência. Identificam como problema mais urgente “a carência de recursos humanos médicos e reapreciação das competências dos chefes de equipa”. Ou seja estão nesta "missiva" todos os médicos de Medicina Interna, incluindo todos os chefes de equipa que tomaram esta posição, sendo que os outros seis subscreveram em solidariedade com os colegas. Na prática demitiu-se todo o serviço de Medicina Interna da ULSBA, uma "especialidade central" em qualquer Hospital e em particular em qualquer serviço de urgência hospitalar.

Explicam no documento enviado ao CA da ULSBA que este pedido de demissão, em que apenas ficou de fora um dos chefes de equipa à beira da reforma, se deve ao “arrastar desta situação” e ao “declínio das condições de trabalho e de organização” do Serviço de Urgência, reiterando que esta “situação foi por diversas vezes participada à Administração da Unidade”.

Os 12 subscritores do pedido coletivo de demissão consideram “aceitável” o prazo dado ao CA da ULSBA, pediram “escusa de responsabilidade civil" e avisam que “na ausência de Resposta estão previstas medidas adicionais”.

As questões da falta de contratação de médicos para suprimir as faltas são outras denuncias que constam, também, deste documento, que foi, ainda, subscrito por mais seis especialistas, em solidariedade com os 12 médicos demissionários. Referem, ainda, que a situação de pandemia agravou ainda mais todas as "dificuldades" identificadas no documento de demissão entregue.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo diz que tomou conhecimento pela comunicação social do pedido de demissão do cargo de Chefes de Equipa do Serviço de Urgência da ULSBA e do pedido de reunião por parte destes médicos.

Face ao sucedido, e após conversa com a Direção do Serviço de Medicina e com os Coordenadores do Serviço de Urgência, informa que amanhã, dia 19 de janeiro, pelas 9h30m, o Conselho de Administração da ULSBA reunirá com os médicos signatários ou representantes, e desta reunião dará nota.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.