fotos: site oficial dos Xutos & Pontapés / Rui M. Leal / DR
Não nasceram logo com o nome que bem conhecemos hoje. Antes foram Delirium Tremens e também Beijinhos e Parabéns, mas nenhum dos nomes foi aceite por unanimidade. Apresentaram-se no primeiro concerto como Xutos & Pontapés Rock’n’Roll Band, mas o quarteto composto pelos bem conhecidos Zé Pedro, Kalú e Tim, e pelo (talvez) menos conhecido do público atual, Zé Leonel, decidiram que tinham de adotar um nome mais "punk" e que fizesse justiça ao som que lhes corria no sangue. Xutos & Pontapés dizia tudo e era votado por unanimidade. Iniciaram então uma longa história, escrita e cantada por todas as gerações até hoje, com músicas intemporais e discos transformados em concertos memoráveis, mas também feita de momentos bem difíceis de ultrapassar, especialmente com a morte de Zé Pedro em 2017. Mas, tal como o principal fundador e guitarrista dos Xutos gostava de fazer da vida uma constante celebração, também os seus companheiros de banda fazem questão de manter essa filosofia e têm levado o nome e a memória de Zé Pedro para os palcos.
Resumindo bastante a história, desde "Sémen", o primeiro single da banda lançado em 1981, já com Francis a substituir Zé Leonel na guitarra solo e com a preciosa ajuda do radialista António Sérgio, até "Duro", o último álbum editado em janeiro de 2019, são discos como "Cerco", "Circo de Feras", "88", "Gritos Mudos", "Dizer Não de Vez", "Direito ao Deserto", que fazem dos Xutos & Pontapés uma banda de culto que mostra que o rock português veio para ficar e para ser festejado nos grandes palcos.
A juntar à celebração dos 44 anos de banda, estão os 35 anos de "Circo de Feras", que fazem o mote perfeito para a digressão de 2023 e, agora, com a notícia do regresso a Beja, para tocarem no sábado 29 de Abril, no palco da Ovibeja, a sua legião de fãs alentejanos, que nunca perde uma oportunidade para cantar em uníssono os clássicos dos Xutos, já está a marcar o reencontro, que se transforma também numa verdadeira reunião familiar.
E foi esta a música que fez com que os Xutos & Pontapés chegassem às rádios e é um dos clássicos desta grande banda que pode recordar na Rádio Voz da Planície.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com