Volvidos dois anos e mais de 500 toneladas de alimentos recolhidas, são mais de 300 famílias que não ficaram para trás e que receberam este apoio, esta ajuda, ou o que lhe quiserem chamar, mas é um abraço gigante, bem humano e bem sentido por todos, incluindo os que não necessitaram de ajuda. Agora, e porque infelizmente há quem esteja longe de estar bem, são ainda 150 as famílias de todo o país que continuam a necessitar da ajuda da UA. Dois anos de pandemia, onde houve tempo para tudo, incluindo para refletir sobre as zangas e diferenças, e percebendo que era o momento em que nada poderia ser superior à urgência de dar as mãos e de criar uma união em nome da sobrevivência de um sector cheio de excelentes profissionais, completamente esquecidos e abandonados. Estava em causa a dignidade dos profissionais do audiovisual que de um momento para o outro, ficaram sem trabalho e sem meios de subsistência. Houve quem, independentemente de estar a passar pelo mesmo, conseguisse olhar para os outros e pelos outros se "perderam a conta aos quilómetros percorridos, às noites mal dormidas, ao esforço para mapear e dar respostas aos milhares de pedidos de ajuda" e foram sendo criadas as soluções para dar resposta à agonia das muitas famílias que ficaram sem nada.
"Entre tanta coisa que nunca tínhamos feito, tanta outra aprendemos a fazer: da recolha de alimentos à criação de cabazes, da realização de uma volta a Portugal em bicicleta para angariar bens, à distribuição dos mesmos, da criação de um documentário à realização de um festival no Algarve, de dar entrevistas a saber trabalhar com documentos excel. Num dos muitos dias em que fazíamos cabazes, e enquanto partilhávamos histórias dos "velhos tempos", tivemos a ideia de partilhar algumas, sob a forma de um livro. Nasceu este "Pela Estrada Fora - Histórias do Rock Português", é o que nos conta a UA em comunicado sobre o lançamento deste livro, onde estão reunidos 87 relatos de músicos, técnicos e produtores. Manel Cruz, Flak, Luis Varatojo, Miguel Angelo, Susana Félix e Tó Trips, entre outros músicos, Margarida Moreira, António Lebres, Ricardo Queluz, Nuno Preto e Helena Ramos, entre os vários técnicos e Ana Soares, Alain Vachier, Célia Costa, Pedro Canarías e Roberto Ferreira (Kabeca), do lado dos produtores, são alguns dos nomes dos muitos profissionais que decidiram partilhar num livro, o que guardaram desta experiência marcante e transformadora.
"Esta é uma parte da nossa união que não pára de crescer. Vamos escrever ainda mais histórias juntos, mas provavelmente esta será a única vez que as contamos fora do processo de criação de cabazes da União Audiovisual. Assim nasceu a ideia deste livro. Que vos faça boa companhia. Pela estrada fora nos encontraremos", é o convite da UA para a viagem através deste livro, que ficará como um importante registo de um dos momentos mais marcantes da nossa história e que é lançado hoje no Cinema São Jorge, em Lisboa..
Se quiser saber mais pormenores sobre o livro e sobre as ações da União Audiovisual, pode fazê-lo através do mail: geral@uniaoaudiovisual.pt
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com