Voltar

Discos, Cante

Grupo de Cantadores de Nossa Sra das Neves editam CD

Grupo de Cantadores de Nossa Sra das Neves editam CD

Discos, Cante

O Grupo de Cantadores de Nossa Sra das Neves editou recentemente o seu primeiro CD, "Cantadores das Neves", como forma de mostrar o fruto do trabalho de cinco anos e, ao mesmo tempo, celebrar os dez anos da "Elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade". Hoje, 27 de novembro, a partir das 21h, fazem-se ouvir no Centro UNESCO, em Beja, e vão estar acompanhados de vários amigos. José Mata, diretor do grupo, falou com a Rádio Voz da Planície e partilhou um pouco da história destas 28 vozes.

Foto: Nuno Dâmaso Viegas

imagens: José Manuel Costa/ Nuno Dâmaso Viegas / Aníbal Carocinho

Explorando o cancioneiro popular do Baixo Alentejo, o alinhamento do disco com 12 modas, conta também com originais, "Nossa Senhora das Neves", da autoria de Francisco Torrão, "As Mondadeiras Cantando", de Zeca Torrão e Francisco Torrão, "Mas Que Dia Tão Lindo", escrito por Armando Torrão e aquele que é considerado um dos hinos do cante, "Alentejo, Alentejo", da autoria de José Lopes Gato.

O registo foi gravado na Igreja de Nossa Senhora das Neves, por Hugo Bentes, que também ficou responsável pela mistura e masterização; os arranjos e direção musical têm o cunho de Francisco Torrão; a capa e o arranjo gráfico foram assinadas por Aníbal Carocinho.

A edição e produção é do grupo, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Nossa Sra das Neves e da Câmara Municipal de Beja. O CD "Cantadores das Neves", já se encontra disponível e pode ser adquirido através dos seus elementos, ou na Casa do Povo das Neves.

José Mata, um dos cantadores que é também diretor do grupo, contou à Voz da Planície a história deste coletivo de 28 vozes de várias gerações que, apesar de não estarem sempre juntos, funcionam como uma família.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.