"Os Gerúndios, um projecto musical que incorpora diferentes sonoridades e ritmos que convidam à dança em vários estilos. Tal como o gerúndio, um "tempo verbal que é usado para indicar uma ação prolongada no tempo ou uma ação que ainda está em desenvolvimento, não estando terminada", também Os Gerúndios vão compondo e produzindo novos temas, de forma desapressada ao sabor de ideias que vão surgindo naturalmente e que depois desenvolvem em conjunto em casa ou no estúdio", é desta forma que se descrevem e não podia ser mais exata, até porque, como se pode notar na conversa, pressa não é algo que lhes assista e ainda bem.
Paulo Ribeiro e Manuel Nobre, são dois músicos com uma longa história em percursos musicais diferentes, mas não distantes, e que já por diversas vezes se cruzaram para partilhar ideias que os levem para novos destinos, à descoberta de novas sonoridades ou, simplesmente, para sair um pouco das suas habituais composições. Os seus caminhos voltaram a cruzar-se em 2018, numa simbiose de onde surgiram o Elias Caliço (Paulo Ribeiro) e o Rodrigues Rosa (Manuel Nobre), alter egos que dão forma verbal e musical a'Os Gerúndios e lançaram dois temas, 'Dança Comigo Delfina' e 'Amanhã Logo Se Vê', este último com a participação do rapper alentejano, Jota-A.
Sobre a 'Canção Para Quatro Mulheres', Os Gerúndios dizem que "reais ou imaginárias, quatro mulheres tomam conta do coração dum homem indeciso e solitário. Um homem aparentemente frágil que se confronta com os seus fantasmas, mas que ainda assim resiste na sua incessante busca de redenção, na derradeira tentativa de ser salvo pelo amor. É uma canção de dúvidas e desencontros, uma canção de amor e desilusão, mas também uma canção de esperança, aventura e solidão."
Com uma sonoridade que se inspira propositadamente em nomes do romantismo clássico, de Serge Gainsbourg a Vitor Espadinha, mesclado com o ambiente das danças de salão, é nesse imaginário que nasce esta nova canção d'Os Gerúndios, bem como o seu vídeo, cujas filmagens aconteceram na Sociedade Bejense, antiga casa de família da mítica Mariana Alcoforado. A música teve ainda os contributos da voz de Inês Sousa, de João Martins Sela na sonoplastia e de Jorge Moniz no piano, teclados e arranjo para vozes.
Ouça tudo aqui no GeraSons.
Os Gerúndios - Canção Para Quatro Mulheres
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com