Voltar

Música, Documentário

"Chico Baião - Serpente de Fogo" estreia este fim de semana

"Chico Baião - Serpente de Fogo" estreia este fim de semana

Música, Documentário

"Chico Baião - Serpente de Fogo", o documentário dedicado a uma das figuras mais emblemáticas da música do Baixo Alentejo, estreia finalmente este sábado, 12 de outubro, em Alvito. Chico Baião, tal como ficou eternizado na música, também ficou conhecido no cinema como Manuel Carvalho e, para quem estava mais próximo do artista, era o Manel Ortigão. Esta história transformada em documentário pelo Coletivo Barafunda, formado por jovens de Vila Nova da Baronia, começou a ser desenhada em 2019 e contou com vários nomes próximos do músico, para que fosse possível reunir as memórias que dão agora forma a um registo com cerca de 75 minutos. Diogo Tomás, Filipe Carvalho e João Carvalho, três dos responsáveis do projeto, revelaram à Rádio Voz da Planície alguns detalhes interessantes deste primeiro trabalho cinematográfico do seu coletivo.

Foto: Coletivo Barafunda

"Chico Baião - Serpente de Fogo" é uma história complexa em busca da liberdade, que começa na fuga a uma guerra que não era a dele. Conta as aventuras que viveu por essa Europa fora e termina na Horta da Valada, termina em casa.

Este documentário realizado pelo Coletivo Barafunda, tem como objetivo prestar homenagem a um artista de Vila Nova da Baronia, de onde são naturais os criadores do filme.

Foto: RVP

A estreia acontece este sábado, 12 de outubro, no Centro Cultural Raul de Carvalho, em Alvito, às 21h30, seguindo depois para o Cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo, onde será exibido nos dias 18 e 19 de outubro, também às 21h30.

O Coletivo espera depois levar a história de Chico Baião a outros pontos do Alentejo e, quem sabe, fazer a mais que merecida digressão nacional.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.