Voltar

Concertos, Cante

Adiafa, Grupo Coral Pacense e Orquestra Do Cante no Pax Julia

Adiafa, Grupo Coral Pacense e Orquestra Do Cante no Pax Julia

Concertos, Cante

"O Cante de um Povo - Passado, Presente e Futuro" é o espetáculo de encerramento das comemorações dos 10 anos da elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade que acontece este sábado, 30 de Novembro, às 21h, no Teatro Pax Julia, em Beja. José Emídio, do grupo Adiafa, revelou à Rádio Voz da Planície um pouco do que se vai passar em palco, avançando que, entre cantadores e músicos, são perto de 60 pessoas que participam neste evento único. O concerto será gravado em áudio e vídeo, para poder ser transmitido posteriormente na televisão.

Foto: Epopeia Records™

imagens: Joaquim Rosa / Adiafa / Epopeia Records™

O grupo Adiafa, representado por José Emídio, Bernardo Emídio e Ruben Lameira, personalidades incontornáveis da contemporaneidade do cante, prepararam uma espécie de caleidoscópio daquilo que tem sido um percurso intenso de investigação, produção e partilha da cultura alentejana.

Conhecidos por explorarem várias vertentes do cante alentejano, ao longo de mais de 25 anos os Adiafa têm desenvolvido apaixonadamente um importante trabalho de difusão e de diálogo com outras culturas musicais, levando o Alentejo aos vários cantos do mundo e também convidando novas visões, novos atores e novos amantes desta tradição, porque quem bebe uma vez desta água fica apaixonado para sempre pelo encanto do cante alentejano.

Foto: Joaquim Rosa

Por encomenda do Centro Unesco e da Câmara Municipal de Beja o espetáculo "O Cante de um Povo - Passado, Presente e Futuro" é uma criação que resulta da junção de um legado partilhado por José Emídio e Bernardo Emídio, aqui assumindo a direção artística, com a visão do produtor musical, guitarrista e compositor Manuel de Oliveira e o maestro, arranjador e pianista Carlos Garcia.

As várias residências artísticas e um trabalho de proximidade com os vários grupos corais, desenvolvido em parceria com o Centro Unesco, foram o ponto de partida para a formação do Grupo Coral Pacense e de uma orquestra de cordas e sopros, a Orquestra do Cante, ambos especialmente concebidos para este momento.

O cante é do povo e a partilha solidária e afetiva são a "cola" de uma comunidade de alma forte e autêntica que, da sua história, teceu ao longo de gerações e gerações uma expressão e um património cultural único. Passado, Presente e Futuro, uma reflexão, uma celebração e um desejo sobre união, amor e fraternidade - O Cante de um Povo.

José Emídio conta-nos a história, o processo e resultado deste evento, que deseja que culmine numa transmissão televisiva.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.