Programas temáticos da iniciativa FENIX da IISBA


A iniciativa FENIX – Sejam Agentes de Futuro! realizou o Ciclo de Debates: “Conversas de Futuro”, refletindo sobre os temas: “Área Social”, “Comunidade e Educação” e “Economia e Inovação Social”. Neste contexto foram chamados a intervir “os vários atores do território, com o objetivo de identificar os desafios, problemas e impactos que a região tem pela frente e qual deve ser o papel da inovação social face à atual situação de pandemia.” Concluído este Ciclo de Debates, a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA) produziu um documento de “constituição de linhas orientadoras e definição de estratégicas prioritárias para a região e para a incubação de projetos e iniciativas que ajudem a alavancar” o território, “combatendo os problemas e impactos causados pela COVID-19”. As conclusões foram apresentadas, e discutidas, em quatro programas de rádio, que começaram a 4 de junho” e que tiveram como objetivo “tornar as conclusões públicas, assim como aproximar as pessoas dos agentes locais e das instituições”.

Os quatro programas temáticos foram realizados em parceria com a Rádio Voz da Planície de Beja, a partir das instalações da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, na cidade, nos dias 4, 18 e 25 de junho e no dia 2 de julho.

No dia 4 de junho, o primeiro programa centrou atenções no tema "Linhas de Financiamento".

No dia 18 de junho, o segundo programa teve como foco a "Ação Social".

No dia 25 de junho, o terceiro programa teve como tema em destaque "Comunidade e Educação".

No dia 2 de julho, no quarto, e último programa deste conjunto, falou-se sobre "Economia e Inovação Social".

Os programas foram acompanhados através dos 104.5 da Voz da Planície, assim como na emissão on-line da nossa estação e através do facebook da IISBA. E agora podem ser ouvidos aqui no Site da RVP.


3º Programa Iniciativa FENIX: "Comunidade e Educação"

No terceiro programa, as atenções focaram-se nas questões da educação e nele participaram Arlindo Morais, vereador da Educação na Câmara de Beja; Rita Martins, do CEBAL; João Catarino, aluno universitário e João Cascalheira, da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.