Voltar

X Bienal, mas "com 20 anos de caminho percorrido"

X Bienal, mas "com 20 anos de caminho percorrido"


Vidigueira já tem patente ao público, um pouco por toda a vila, as 311 obras em exposição dos 211 artistas que participaram na Bienal Salão das Artes (Pintura e Escultura), que em 2016 comemora a sua X edição "com 20 anos de caminho percorrido na afirmação daquilo que para alguns parecia quase impossível".

Implantar no panorama artístico um evento de arte no Alentejo é obra e conseguir que o mesmo ultrapasse as fronteiras nacionais ainda é mais e foi isso mesmo, que a Bienal alcançou em 2016, a realização plena do objetivo da internacionalização. As declarações são de Manuel Narra, presidente da Câmara.

O evento foi inaugurado no passado sábado, na presença dos artistas, e convidados, entre eles, Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, que relevou, nas palavras que proferiu, o aspeto pioneiro de um Município como o de Vidigueira se ter lançado na organização de um evento como este, de arte contemporânea.

Manuel Carvalho, o conhecido ceramista de Vidigueira e mentor deste projeto, fez um balanço positivo da edição 2016, dizendo que esta Bienal apresenta mais qualidade, na área da pintura.

Esta é uma Bienal que tem como filosofia divulgar os trabalhos dos melhores e dos mais "fracos", assim tem sido e irá continuar, assegura Manuel Carvalho, referindo que muitos artistas participam não para ganhar prémios, mas para conhecer a região e nela ficam, por esta altura, três a quatro dias. Um facto, que leva Manuel Carvalho a afirmar, igualmente, que todos ganham em dinâmica, principalmente a restauração e alojamento.

Neste evento foi ainda, recordado António Inverno, o artista plástico de Monsaraz, que morava em Beja e que esteve ligado, desde o início, à Bienal Salão das Artes (Pintura e Escultura) de Vidigueira.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.