Voltar

Saúde

Vacinação contra a gripe já começou e protege contra quatro tipos de vírus

Saúde

Vacinação contra a gripe já começou e protege contra quatro tipos de vírus


A época da vacinação contra a gripe já começou e Portugal tem 2 milhões de vacinas disponíveis. 1 milhão e 400 mil são gratuitas e para grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Cerca de 600 mil são para venda em farmácias, com comparticipação de 37%. Este ano, pela primeira vez, as vacinas protegem contra quatro tipos de vírus, quando até aqui protegiam para um máximo de três.

Este ano foram gastos 11 milhões de euros para 1,4 milhões de doses no SNS quando no ano passado o investimento foi de 4,3 milhões para a mesma quantidade, avança a Direção Geral de Saúde, informando que a vacina deste ano “faz aumentar a probabilidade do conteúdo coincidir com os vírus que vão circular” e que “há a expectativa da vacina ser mais efetiva e de cobrir mais hipóteses de variação do vírus da gripe em circulação”.

O enfermeiro da Unidade de Saúde Pública da ULSBA, Jorge Olho Azul, identificou os grupos de risco que devem optar pela vacinação e explicou porquê.

Jorge Olho Azul revelou, igualmente, como se pode aceder à vacinação gratuita, contra a gripe. 

No SNS a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros. A autoridade de saúde recomenda a vacinação aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, recordando que têm "maior probabilidade de exposição e de transmissão da gripe a pessoas com maior risco de complicações".

Nos casos em que é gratuita e fortemente recomendada, como idosos, residentes em lares e alguns doentes crónicos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora. A Direção Geral de Saúde recomenda, ainda, a vacina a pessoas entre os 60 e os 64 anos, bem como a grávidas ou a alguns doentes crónicos.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.