Voltar

Sociedade

Serpa recebe evento de receção ao migrante

Sociedade

Serpa recebe evento de receção ao migrante


Serpa recebe neste domingo, dia 28, durante todo o dia, no Pavilhão de Feiras e Exposições, o Evento de Receção ao Migrante. Trata-se de uma ação integrada no projeto Serpa Interculturalidades, que conta com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

Recorde-se que o projeto Serpa Interculturalidadesno é promovido pela Rota do Guadiana, no âmbito do Contrato Local de Segurança no Município de Serpa, na tipologia “MAI Cidadão”, e conta com o apoio da autarquia serpense. Este projeto tem como objetivo promover a inserção social da comunidade imigrante que todos os anos se dirige ao concelho.

David Machado, da Rota do Guadiana, explica os objetivos desta iniciativa, frisando que se pretende replicar no futuro esta realização, que promove a interculturalidade.

David Machado destacou, do vasto programa agendado, a tertúlia sobre “Migrações na 1ª Pessoa”, marcada para as 10.20 horas.

O programa do evento começa às 10.00 horas, com a realização da sessão de abertura, que conta com as presenças da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto e dos presidentes da Câmara de Serpa, Tomé Pires e da Rota do Guadiana, David Machado. O evento prossegue às 10.20 horas, com a tertúlia sobre “Migrações na 1ª Pessoa”, moderada pela Voz da Planície e dedicada ao tema: Processo de integração na sociedade de acolhimento, em particular no concelho de Serpa. Esta realização conta com testemunhos na 1ª pessoa dos imigrantes e emigrantes: Barbara Faustino, do Brasil, Ionela Tolea, da Roménia, Zaur Faramazov, do Azerbaijão, François Vez, da Suíça e José Reis, de Portugal.

A partir das 11.45 horas, o evento convida a participar na prova gastronómica – cozinha do Mundo pela mão dos imigrantes – do Brasil, Roménia, Índia, Nepal, Rússia, Paquistão e Azerbaijão.

Para as 12.00 horas está agendada uma ação de divulgação/sensibilização sobre o novo regulamento da Lei de Estrangeiros, organizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Às 15.00 horas começa a tarde cultural, com as atuações de Ariel Rodriguez, pianista e compositor argentino; do Grupo Folclórico Doina, da Roménia e Moldávia; da solista Dariana, da Roménia e dos Alentejanos, de Serpa/Portugal.

O evento termina às 17.00 horas.

Em paralelo a esta iniciativa pode apreciar, no mesmo local, um espaço de exposições e mostra de projetos e entidades.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.