Voltar

Serpa comemora 1º aniversário do cante património mundial

Serpa comemora 1º aniversário do cante património mundial


Serpa começa as comemorações do 1º aniversário do cante alentejano como património imaterial da humanidade nesta sexta-feira, dia 27, para terminar domingo, dia 29 de novembro, com a realização do Cante Fest'2015.

A programação da iniciativa divide-se entre Serpa e Lisboa, inclui espetáculos, exposições, lançamento de A Tradição - nova série, revista da Casa do Cante, com o dossiê de candidatura do Cante a Património Mundial, conferências, a apresentação de uma moeda comemorativa da Imprensa Nacional Casa Moeda, assim como a apresentação do Roteiro Digital do Cante, incluído na plataforma de referência Paisagem Id.

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Serpa, Casa do Cante, Casa do Alentejo e ERT - Turismo do Alentejo, conta com os apoios do Museu do Fado, da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, Paróquia de Santa Justa, Lisboa e a iniciativa é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

Nesta sexta-feira, às 18h00, a Casa do Cante recebe a atuação do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, a Sessão Oficial Comemorativa do Cante Alentejano Património da Humanidade | 2014-2015, a apresentação de moeda comemorativa do Cante (IN-CM), o lançamento de A Tradição - nova série, a exposição de Fotografia Cante . Paris . 2014, de José Serrano (Diário do Alentejo) e a atuação do Grupo Coral Feminino da ADASA.

Às 21.00, o Convento de S. Paulo de Serpa recebe o Projeto Polifonias do Mundo, o Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de S. Bento, as Adufeiras de Monsanto, Cuncordu Lussurzesu, de Santu Lussurgiu (Oristiano|Sardenha) e o Grupo Coral e Etnográfico "Os Camponeses de Pias".

Sábado, 28, a Casa do Cante propõe para as 17.00 horas, a conferência Património Mundial: um novo produto turístico, com Carla Melo, da Quaternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento SA e a atuação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Brinches.

Às 19h00, na Taberna dos Camponeses - Pias é feita a apresentação do Roteiro Cante & Vinho do Alentejo.

Às 21h00, o Musibéria recebe o Projeto Cante Novo, com cante nas Escolas (municípios de Serpa e Cuba), com o Grupo Coral Juvenil de Vila Nova de S. Bento, o Grupo Coral "Os Mainantes" e o Projeto Monda.

Dia 29, domingo, o programa centra-se em Lisboa, na Casa do Alentejo, com a exposição de Fotografia Cante . Paris . 2014, de José Serrano (Diário do Alentejo), a presentação de A Tradição - nova série, Conferência Polifonia, com Paolo Scarnecchia, Cuncordu Lussurzesu, de Santu Lussurgiu (Oristiano|Sardenha) e o Grupo Coral e Etnográfico "Amigos do Alentejo" do Feijó.

Às 19h00, a Igreja de S. Domingos, recebe o espetáculo de encerramento, de Cante e Fado - Patrimónios do Mundo, com o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa com o fadista Ricardo Ribeiro.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.