frutos secos

“No âmbito da sua ação de disseminação do conhecimento e transferência de tecnologia no território de Ferreira do Alentejo”, a iniciativa é organizada pelo Centro de Transferência de Tecnologia (CTT) do CEBAL, em parceria com a autarquia ferreirense. 

A sessão é dirigida a produtores e empresários relacionados com a fileira; empreendedores, investigadores, estudantes e todos aqueles que tiverem interesse no tema. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição através de formulário. 

O seminário visa fomentar a troca de ideias entre a investigação e o tecido produtivo e vai contar com a participação de “vários investigadores e agentes de promoção do conhecimento nacionais”, com o objetivo de demonstrarem “como os resultados gerados na investigação, podem contribuir para o desenvolvimento económico da fileira dos frutos secos”, em particular “amêndoa e noz”, explica o CEBAL em comunicado. 

Ainda segundo o documento, “a abordagem pretende ser integrada, explorando temáticas desde a cultura até ao subproduto, mas com o foco no valor acrescentado, na qualidade do fruto, incentivando a transformação e a valorização dos subprodutos. 

Este seminário é o culminar do trabalho que o CTT – CEBAL tem desenvolvido em torno da fileira dos Frutos Secos em Ferreira do Alentejo, uma abordagem que pretendeu evidenciar a relevância dos processos de transferência de tecnologia, congregando, num semestre, várias ações de valorização e promoção do conhecimento, de cooperação e aproximação aos agentes económicos e à comunidade, com o objetivo de potenciar o avanço e a inovação do sector. 

O CTT – CEBAL é uma unidade criada há sensivelmente um ano, através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e o CEBAL, com o objetivo de proporcionar uma maior aproximação da Ciência aos agentes económicos e à comunidade em geral, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia e a literacia científica.


Comente esta notícia