Voltar

Santa Vitória e Mombeja contra encerramento de escolas

Santa Vitória e Mombeja contra encerramento de escolas


A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja aprovou duas moções, uma de repudio e oposição ao encerarmento de escolas e outra pela reposição das freguesias.

A União considera que, a concretizar-se, o encerramento de escolas do 1º ciclo com menos de 21 alunos, vai ser um rude golpe para as populações que habitam as localidades eventualmente afectadas.
A EB 1 de Santa Vitória é um dos estabelecimentos em causa no concelho de Beja, assim como, o de Trigaches, Santa Clara do Louredo e São Matias.

Na moção pode ainda ler-se que a decisão de encerrar escolas, tendo apena como critério base o número mínimo de 21 alunos, é desprovida de qualquer racionalidade pedagógica, já que assenta unicamente em objectivos economicistas. É também afirmado que ao "encerrar escolas do 1º ciclo e jardins- de- infância, ignora-se o impacto social, económico e cultural nas regiões afectadas".
A
Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja aprovou ainda uma outra moção pela reposição das freguesias porque considera que "os autarcas, designadamente das freguesias, que não desistiram nem desistem da luta pela "devolução" das freguesias extintas, estão a defender as populações e as freguesias, impedindo a concretização deste projecto político de destruição do Poder Local Democrático".

Ainda segundo o documento essa destruição não se fica apenas pelas freguesias porque o chamado guião da reforma do estado já avança com a agregação de municípios.

PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.