Voltar

RuralBeja anima capital de distrito

RuralBeja anima capital de distrito


O Parque de Feiras de Exposições da capital de distrito está a receber a edição 2014 da RuralBeja. Organizada pela Câmara Municipal de Beja, a iniciativa pretende promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região e decorre até ao final deste domingo.

Neste terceiro fim-de-semana de outubro, estão em destaque o Cavalo Lusitano, a Festa Brava, o Regadio, o Vinho, os Recursos Silvestres, o Artesanato e a Gastronomia Mediterrânica, numa montra dos melhores produtos da região - os tradicionais e os mais inovadores - que, juntos, reforçam as potencialidades que fazem de Beja um território de excelência.

Salão do Cavalo:

A decorrer entre o Pavilhão Multiusos e o Picadeiro, o Salão do Cavalo evoca o cavalo lusitano enquanto representante da nacionalidade, cultura, arte, desporto e, principalmente, produto de excelência do mundo rural.

O evento conta neste sábado com uma prova do Campeonato Regional de Dressage, uma prova classificativa para o Campeonato de Portugal de Equitação de Trabalho, modalidade em que Portugal e o Cavalo Lusitano têm arrecadado ao longo dos anos várias medalhas, e o Grande Prémio - Kur (Dressage Masters), onde estarão presentes alguns dos melhores cavalos e cavaleiros de Portugal. Este último realiza-se neste sábado, pelas 20h00, e é o momento de maior destaque do Salão do Cavalo que traz a Beja pessoas de todo o país e do estrangeiro.

Festa Brava:

Beja vive também, até este domingo, a paixão da tauromaquia. A RuralBeja acolhe um espaço dedicado à Festa Brava onde têm lugar exibições de toureio a cavalo e a pé, demonstrações de pegas e colóquios relacionados com esta festa.

Por estes dias, as crianças entre os 4 e os 10 anos que visitarem o Parque de Feiras e Exposições de Beja, terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a festa brava, conviver com um toureiro e experimentar/utilizar vários objetos ligados à tauromaquia.

Neste sábado, a iniciativa convida os aficionados a desfrutar da beleza selvagem do toiro no seu habitat natural num passeio pela Ganadaria Varela Crujo.

VINIPAX 2014:

A VINIPAX este ano, tal como na 1ª edição em 2007, integra a RURALBEJA. No ano em que o Alentejo foi o destino vinícola do mundo mais votado na sondagem promovida pelo site do jornal USA Today, Beja reforça o seu posicionamento no setor como cidade anfitriã da grande festa dos vinhos do sul.

Nesta edição pode provar os melhores vinhos de algumas das mais emblemáticas regiões vitivinícolas portuguesas, estando já confirmadas as presenças da CVR Dão, dos Vinhos do Concelho de Ponte de Lima e Ribera Del Guadiana - Extremadura / Espanha.

Neste domingo, a Pousada de S. Francisco em Beja recebe o concurso de vinhos "PRÉMIOS FIJEV / VINIPAX\". O Júri é constituído por jornalistas nacionais e estrangeiros (Reino Unido, Estónia, Canadá, Holanda, Japão e Espanha).

Natureza à Mesa:

Beja recebe, igualmente, no âmbito da RuralBeja, a primeira edição da Natureza à Mesa. Neste espaço pode descobrir os cheiros, as cores, as texturas e os sabores do Mel, dos Cogumelos, do Medronho, do Figo-da-índia, das Plantas Aromáticas e da Alfarroba.

Verdadeiras aventuras gastronómicas esperam por si com vários momentos de degustação, sessões de cozinha para crianças, aulas de cozinha interativas. Os Chefs André Lopes, João Pronto, Augusto Lima, Rui Prado, Thalles Nascimento, Luigi Pintarelli, Carlos Afonso e a Confraria Gastronómica do Alentejo desafiam-no a colocar as \"mãos na massa\", ensinando receitas e truques culinários para confecionar um irresistível receituário à base dos recursos silvestres do Alentejo.

Esta iniciativa é promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola e a Câmara Municipal de Beja, com o apoio do INAlentejo, QREN e Co-financiamento FEDER.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.