Voltar

Rui Pedro Borges apresenta livro em Beja

Rui Pedro Borges apresenta livro em Beja


A Biblioteca Municipal de Beja recebe esta tarde, às 18.30 horas, no âmbito da iniciativa "Conversas com B de Beja", a apresentação do livro "Boris Hessen, o cientista subversivo", de Rui Pedro Borges. A apresentação é feita por Augusto Fitas, professor universitário, aposentado, Investigador da U. de Évora e conta com a participação de Ana Barradas, da Editora Ela por Ela.

O livro fala das "As raízes sociais e económicas dos Principia de Newton", da autoria de Boris Hessen, que é um dos textos fundadores da historiografia da ciência. Apresentado pela primeira vez num congresso em Londres no ano de 1931, causou consternação e furor entre os especialistas britânicos pela abordagem iconoclasta de Isaac Newton e do seu trabalho. Esse texto é aqui traduzido e publicado pela primeira vez em Portugal.

O livro conta também a história de Boris Hessen que não era um cientista comum. Envolvido nos círculos revolucionários russos desde a adolescência, combateu no Exército Vermelho, estudou física e matemática. Participou em intensas polémicas em que defendeu a teoria da relatividade de Einstein e a mecânica quântica contra aqueles que consideravam estas teorias como "ciência burguesa". Seria condenado à morte em 1936 acusado de atividades contra-revolucionárias, mas o seu trabalho continuaria a influenciar gerações de historiadores da ciência.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.