Voltar

Atualidade

“Provando o Tareco” é a iniciativa que anima Vila Alva até domingo

Atualidade

“Provando o Tareco” é a iniciativa que anima Vila Alva até domingo


Vila Alva promove, até domingo, a iniciativa “Provando o Tareco”. A organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Cuba, que assinala com esta iniciativa o Dia de São Martinho, ou seja da abertura das talhas, recuperando uma tradição antiga.

Com o lema: “Pelas Adegas de Vila Alva bebemos o nosso vinho” este é um evento que mobiliza habitantes e visitantes a fazerem uma rota pelas adegas da freguesia, ao longo destes três dias, para assistirem a abertura do vinho de talha e provarem o vinho novo, ao mesmo tempo que são brindados com o cante alentejano e os petiscos e iguarias gastronómicas típicas do concelho.

José Pacheco, presidente da Junta de Freguesia de Vila Alva, explica o que é o tareco. O autarca recupera a história de uma tradição antiga, em que se provava o vinho novo do “tareco” de cada casa em que era produzido, em quantidades reduzidas e para consumo pessoal.

Neste sábado, dia 16, a abertura da Tenda está marcada para as 09.30 horas. Às 16.00 horas há Passeio de BTT pelas Vinhas Centenárias. A Rota das Adegas começa às 18.30 horas, com animações musicais de “Vozes d'Alqueva” e dos grupos corais: Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito”, “Amigas do Campo” de Faro do Alentejo e Grupo Coral “Amigos do Cante de Alvito”. Para as 20.30 horas estão marcadas as atuações de vários grupos corais e a noite sugere, a partir das 22.00 horas, Noite de Fados, com os fadistas António Costa e Bento.

O domingo propõe, para as 17.00 horas, a conferência “Vinho de Talha: Passado, Presente e Perspetivas de Futuro”.

As iniciativas decorrem todas no recinto da festa.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.