Voltar

Sociedade

Projecto piloto com morcegos ajuda agricultores no combate a pragas

Sociedade

Projecto piloto com morcegos ajuda agricultores no combate a pragas


A EDIA tem no terreno um projecto piloto no combate a pragas por meios naturais, potenciando a fixação de colónias de morcegos nas herdades na área servida pelo Projecto de Alqueva.

A EDIA recorda que o morcego, sendo um animal insectívoro, afigura-se como um importante aliado do homem no combate biológico aos insectos que, na maior parte das vezes, constituem pragas para as culturas instaladas, nomeadamente os mosquitos e a traça da azeitona, entre outros.

Ainda de acordo com a EDIA, ao serem instaladas caixas especialmente concebidas para refúgio dos morcegos em locais previamente seleccionados, maioritariamente em árvores, são criadas condições para que uma colónia de morcegos a ocupem e, a partir daí, aproveitar a voracidade destes animais para um combate efectivo às pragas nas culturas.

A EDIA apresenta dados concretos sobre o “sucesso” do projecto, cada morcego que ocupa as caixas, pesa em média 6 gramas e consome por noite metade do seu peso em insectos, se tivermos em conta que uma só caixa pode albergar cerca de 200 morcegos, então cada caixa de morcegos é responsável pela dizimação de 7 milhões e 200 mil mosquitos por mês, ou 3 milhões e 600 mil traças da oliveira. Ou seja, num mês, uma só caixa, pode representar uma captura de 18 quilos de insectos.

Segundo a EDIA, esta medida pretende apoiar o agricultor no combate às pragas, diminuindo ou mesmo anulando os tratamentos específicos que são ministrados às culturas, tornando-as mais sustentáveis ambientalmente.




Comente esta notícia

Parabéns por este projecto, no qual colaboro também como agricultor.

Jose Miguel madeira alves

03/12/2021

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.