Voltar

Atualidade

Portugueses "preferem” Beja para a localização do novo aeroporto

Atualidade

Portugueses "preferem” Beja para a localização do novo aeroporto


A Intercampus fez uma sondagem, para o “Correio da Manhã”, “CMTV” e “Negócios” e perguntou aos portugueses “qual a melhor opção para a localização do novo aeroporto”. Dos inquiridos, “18,8%” preferiu “Beja” e “15,5%”, o “Montijo”.

Beja e Montijo foram as duas opções mais votadas, mas a verdade é que esta sondagem revela, igualmente, que nenhuma das sugestões efetuadas “está próxima de ser consensual”, até porque “33,9% dos inquiridos não soube o que responder”. “Há ainda 11,3% que aponta como solução Alcochete, 10% considera que a Portela é suficiente, a OTA recolheu 7,4% e Alverca 5,7%.”

É preciso recordar que para a construção do novo aeroporto do Montijo avançar é preciso que todas as autarquias da região concordem, ou seja a lei exige “parecer favorável de todos os concelhos afetados pela nova infraestrutura” aeroportuária e os municípios do “Seixal e da Moita defendem a solução Alcochete”. Neste contexto, “59,1% dos inquiridos considera que estas duas autarquias devem poder vetar a construção do novo aeroporto” e “26,5% acha que não devem ter esse direito.”

Antes do país entrar em estado de emergência, o primeiro-ministro referiu que “não é legítimo qualquer município poder bloquear uma obra de interesse nacional por razões que extravasam as competências próprias de um município”. Recorde-se, ainda, que apesar da contestação, relativamente à localização do novo aeroporto, o Governo tem afirmado que “a decisão está tomada”, referindo-se à solução Montijo como definitiva.

Comente esta notícia

Como não leio o Correio da Manhã, habitualmente, esta notícia é uma novidade para mim, por se tratar duma opinião a nível de sondagem aos portugueses. No entanto a minha opinão, e fundamentada no estudo feito e apresentado pelo movimento AMAlenentejo, será sempre Beja. Penso que a notícia " peca " por não fazer referência a esse estudo. No que concerne à notícia em si dá mesmo a " notícia " do acontecimento.

Manuel Conceição

05/04/2020

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.