Voltar

Atualidade

Portugal entra hoje em Situação de Contingência. Conheça as medidas do Governo

Atualidade

Portugal entra hoje em Situação de Contingência. Conheça as medidas do Governo


Portugal continental entra, nesta terça -feira, dia 15, em situação de contingência, depois do Primeiro-Ministro, António Costa, ter anunciado na semana passada, as medidas que vão ser aplicadas a partir de hoje e até dia 30 de setembro, para fazer face à pandemia COVID19.

O Primeiro-Ministro, António Costa, apresentou no passado dia 10 de setembro as medidas que vão ser aplicadas a partir desta terça-feira, dia em que Portugal continental vai entrar em situação de contingência para fazer face à pandemia de Covid-19.

As medidas agora apresentadas têm como objetivo "evitar um aumento exponencial de contágios com a gradual retoma da atividade".

Na generalidade as medidas que entram, hoje, em vigor em todo o território continental passam pela limitação dos ajuntamentos a 10 pessoas e pela limitação de 4 pessoas por grupo em restaurantes e cafés, a 300 metros das escolas.

Os estabelecimentos comerciais só podem abrir a partir das 10.00 horas e terão de encerrar entre as 20.00 e 23.00 horas, conforme decisão municipal. De acordo com o primeiro-ministro, haverá "exceções" em que será possível o comércio abrir antes das 10.00 horas, tendo avançado como exemplo as "pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios".

Entre as medidas anunciadas está, igualmente, o limite máximo de quatro pessoas por grupo nas áreas de restauração de centros comerciais, "de forma a evitar grandes concentrações de pessoas nesses espaços de alimentação".

Além de ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, a partir de hoje está também proibida a venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço e, a partir das 20.00 horas, em todos os estabelecimentos (salvo refeições).

A decisão do Governo não permite público nos estádios e relativamente aos lares, serão destacadas brigadas distritais de intervenção rápida, que envolvem médicos e enfermeiros, para contenção  e estabilização de surtos nestas instituições. 

Quanto ao início do ano letivo será pautado pelo regresso às aulas em regime presencial, a decorrer ao longo desta semana. As escolas vão readaptar-se à nova realidade, sendo obrigatório que todos os estabelecimentos de ensino tenho planos de contingência e um referencial de atuação perante caso suspeito, caso positivo ou situação de surto.

Durante a conferência de imprensa, do passado dia 10, no final do Conselho de Ministros, António Costa apresentou um documento que traça o panorama atual da situação epidemiológica, em Portugal, e que esteve na origem destas decisões do Governo. Pode consultar aqui a apresentação 'Controlar a pandemia'.  


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Ornatos Violeta celebram 25 anos de “O monstro precisa de amigos”

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.