Médico

O autarca defendeu a necessidade de ser definida, no imediato, uma solução “provisória” para os utentes da extensão de saúde de Sobral da Adiça, que estão sem médico de família há cerca de 2 meses.

Para Bruno Monteiro, a maior preocupação são as pessoas de uma faixa etária mais avançada, com dificuldades de recorrer ao Centro de Saúde de Moura, ou por falta de meios próprios de transporte ou por outras razões de mobilidade.

Segundo o autarca, a “direção do Centro de Saúde de Moura partilha as preocupações da Junta de Freguesia e mostrou-se solidária para com a autarquia e população, encontrando-se, no entanto, impotente para solucionar a situação, não tendo nesta fase médicos disponíveis para todas as extensões do concelho, nem médicos para substituírem os colegas que se encontram de férias”.

Bruno Monteiro considera que a falta de médico em Sobral da Adiça é uma injustiça e uma discriminação.

Ainda segundo, o presidente da Junta de Freguesia foi solicitada há várias semanas uma reunião com a direcção da ULSBA, não tendo, até ao momento, obtido qualquer resposta, por isso, afirma que vão continuar a lutar por melhores condições de saúde, não aceitando que sejam esquecidos pela ULSBA e pelo Ministério da Saúde.

Contactado pela Voz da Planície, o Conselho de Administração da ULSBA, afirma que desde que saiu o médico que prestava serviço em Sobral da Adiça, a 14 de Setembro, "que têm sido efectuados todos os esforços no sentido de manter as consultas em funcionamento, recorrendo ao apoio de dois profissionais médicos que asseguram os cuidados médicos à população".

Segundo o CA da ULSBA, "na primeira quinzena de Outubro, às quartas e quintas-feiras, foram dadas consultas na Extensão de Saúde de Santo Amador e Póvoa de São Miguel".

"Na segunda quinzena de Outubro, às quartas e quintas-feiras, foram dadas consultas na Extensão de Saúde de Sobral da Adiça" e "na primeira quinzena de Novembro, às quartas e quintas-feiras, estão a ser dadas consultas na Extensão de Saúde de Sobral da Adiça". 

É, ainda, revelado que "o processo de autorização para a contratação da médica que irá ficar com a lista de utentes da Extensão de Saúde de Sobral da Adiça, está na sua fase final, aguardando-se para breve a sua resolução".


Comente esta notícia