Voltar

Agricultura

“Pela Rota dos Pastores” passa testemunho histórico

Agricultura

“Pela Rota dos Pastores” passa testemunho histórico


O Terras sem Sombra (TSS) 2019 visita neste fim-de-semana o concelho de Beja e propõe para domingo, dia 7, uma ação de salvaguarda da biodiversidade que sugere a atividade: “Pela Rota dos Pastores: As Canadas Reais”, no agroturismo Xistos. Esta atividade é realizada com a colaboração da ACOS, que considera que com esta iniciativa se está a passar um testemunho histórico.

O TSS 2019 com a colaboração da ACOS recria no próximo domingo, dia 7, a Rota da Transumância, uma prática ancestral que, com a aproximação do verão, levava os pastores do Baixo Alentejo a subirem à Serra da Estrela ou, então, a deslocarem-se para o interior de Espanha (Meseta Ibérica), na procura das melhores pastagens e, com a aproximação do Inverno, a fazerem a viagem no sentido inverso.

Conhecer as tradições da pastorícia e do património cultural e natural que lhe está associado é o fio condutor desta iniciativa que assinala, também, a apresentação pública da 36.ª edição da Ovibeja, que tem por tema as alterações climáticas.

Demonstrar e tentar reviver esta atividade, passando este testemunho histórico é o objetivo desta atividade, referiu Claudino Matos, diretor-geral da ACOS.

Esta é a herança comum que vai ser alvo, dia 7, a partir das 09.30 horas, de uma iniciativa, consagrada à salvaguarda da biodiversidade, que unirá alentejanos e beirões, na herdade do Monte da Ponte (Trindade). Nesta atividade participam pastores de oito aldeias das serras da Estrela e da Gardunha, para, com os seus congéneres do Sul, acompanharem um rebanho de raça autóctone ao longo de uma canada real. Da comitiva fazem parte autarcas, como o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, que será recebido pelo presidente de Beja, Paulo Arsénio.

Esta celebração do mundo rural é organizada pelo Terras sem Sombra e pela ACOS - Associação de Agricultores do Sul com as autarquias de Beja, Fundão, Guarda e Seia, a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), a Associação das Freguesias da Encosta da Serra do Concelho da Guarda (ADEFES) e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21. Terá como guias Claudino Matos, engenheiro zootécnico, Miguel Madeira, Helena Monteiro e Rui Conduto, médicos veterinários e Paula Mira, arquitecta. Estarão também presentes peritos espanhóis, entre eles o medievalista Feliciano Nóvoa, de Madrid.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.