Voltar

Política

PCP quer que o Governo tome medidas para controlar praga de lagostins nas águas do interior

Política

PCP quer que o Governo tome medidas para controlar praga de lagostins nas águas do interior


O deputado do PCP eleito por Beja questionou o Governo sobre a interdição da pesca profissional ao Lagostim Vermelho da Louisiana. João Dias frisa que esta espécie, que se tornou numa praga, causa diversos prejuízos ao nível dos ecossistemas e, por isso, precisa de ser controlada, num processo que envolva os pescadores profissionais, em particular, nas águas interiores da região.

Esta espécie originária da América do Norte e que surgiu, em Portugal, em 1979,  ocupa "uma variedade de habitats desde os rios, albufeiras, sistemas de irrigação, até mesmo os campos de arroz", revela o comunicado, acrescentando que "tem um ciclo de vida rápido com um crescimento rápido e taxas de fecundidade elevadas". É, igualmente, "tolerante a doenças e a condições ambientais extremas". 

Apesar de existir em todas as bacias hidrográficas de Portugal, esta é, de acordo com a nota de imprensa do PCP, uma espécie presente, com maior expressão, no rio Guadiana e no rio Sado. Tem "impactos negativos nas comunidades florísticas e faunísticas autóctones causando alterações profundas dos ecossistemas". Além disso, salienta o documento, tem também consequências negativas ao nível económico, uma vez que “o lagostim, enquanto escavador, pode causar danos no leito dos rios e em culturas”.  

João Dias explica que investigadores e o ICNF reconhecem que a única forma de controlar as populações deste tipo de lagostim é através da pesca profissional.

Nesse sentido, o PCP entende que a pesca profissional é uma atividade “benéfica para minimizar os prejuízos provocados por esta espécie invasora” e o levantamento desta proibição traria aos pescadores “alguma viabilidade económica”, através da exportação do lagostim para Espanha e para os países do norte da Europa”.

João Dias explica que o PCP solicitou ao Governo esclarecimentos relativamente às condições do exercício da pesca deste lagostim nas águas interiores, pedindo à tutela que tome medidas sobre esta matéria, integrando os pescadores profissionais num Plano Nacional de Estabilização do Lagostim Vermelho da Louisiana.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.