Voltar

Política

PCP pede ao Governo a reativação do Ramal Ferroviário de Aljustrel

Política

PCP pede ao Governo a reativação do Ramal Ferroviário de Aljustrel


O PCP quer Ramal Ferroviário de Aljustrel reativado. A reativação dos 8 quilómetros ligados à linha do Alentejo justifica a sua eletrificação/modernização e resolveria a questão, à semelhança do que se faz em Neves Corvo, do transporte do minério da Almina, em redor de Aljustrel. Uma solução “com ganhos para o ambiente, saúde da população e para a conservação das estradas utilizadas no transporte atual.”

O PCP frisa que o transporte com recurso a veículos pesados, ou seja a solução atual, “está a trazer consequências negativas, desde logo, para o ambiente, não só por se tratar de uma opção de transporte mais poluente no que respeita à emissão de gases, mas também porque não está garantida a estanquicidade dos camiões com a libertação de partículas derivadas dos concentrados metálicos que transportam, com evidentes prejuízos para a saúde e segurança das populações. Não esquecendo, igualmente, os efeitos no estado de conservação das estradas utilizadas para o efeito, pois estas estradas não estão concebidas para suportar tamanho esforço e carga no que respeita ao transporte de minério que é efetuados por elevado número de camiões pesados.” As declarações são do deputado do PCP, eleito por Beja, João Dias, que acrescentou que esta solução garante, igualmente, a viabilidade económica da linha do Alentejo.

No requerimento enviado à tutela é recordado que o “complexo mineiro da mina de Aljustrel é servido por um ramal ferroviário, com uma extensão de 8,276 Kms que tendo sido requalificado em 1991, permitiria escoar toda a produção de minério por ferrovia, com ganhos para o ambiente, para as populações e infraestruturas da região. Como atualmente o ramal, que se encontra ligado à linha do Alentejo, está formalmente desativado o que implica que o transporte da produção mineira seja feito por estrada.”

Nota: Foto de www.faroldanossaterra.net.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.