Voltar

PCP evoca Catarina Eufémia

PCP evoca Catarina Eufémia


No dia em que passam 61 anos sobre a data em que Catarina Eufémia foi assassinada em terras de Baleizão pelas forças do regime fascista, é hoje, às 18:30, na Casa do Povo de Baleizão, apresentado o livro "Catarina Eufémia" de autoria de José Casanova.

O nome e o exemplo de Catarina correram o País e a sua história foi contada e cantada por milhares de pessoas a milhares de pessoas.

Muitos dos maiores poetas portugueses escreveram poemas inspirados no assassinato de Catarina, vários dos quais foram musicados por grandes músicos e cantados por grandes intérpretes.

Mas o assassinato da jovem baleizoeira inspirou também muitos outros poetas que, sem a dimensão poética daqueles, deram contudo um contributo inestimável para a construção do Cancioneiro de Catarina.

Cantados por grupos corais alentejanos, ou por grandes intérpretes da música popular portuguesa, ou por coros improvisados nas cadeias do fascismo, ou em convívios antifascistas, ou em simples reuniões familiares e de amigos, ou nas festas de Abril, o conjunto desses poemas passou a integrar o imaginário colectivo dos resistentes antifascistas, dos homens, mulheres e jovens de Abril.

A recolha de poemas que aqui se publica, resultado da pesquisa possível, inclui cerca de meia centena de poemas, uns de poetas por demais conhecidos; outros de autores menos conhecidos ou, até, desconhecidos; outros, ainda, de autores que optaram pelo anonimato.

Não se trata, portanto, de uma selecção: trata-se, isso sim, da publicação de todos os poemas que, tendo Catarina por tema, nos foi possível encontrar - uns de grande qualidade poética, outros nem tanto, mas todos constituindo o Cancioneiro de Catarina.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.