Cante Alentejano Banner

“A Carpediem na Aldeia, com mais de 16 anos de atividade, tem contado com vários profissionais que trabalharam com a Associação, nomeadamente uma professora que leciona no Luxemburgo há 12 anos”, contou à Voz da Planície o presidente da Direção. Rodrigo Martins explicou que “desde o início que se pensou em levar Portugal, mais especificamente o Alentejo, ao Luxemburgo” e que essa vontade foi concretizada pela primeira vez “em 2016, através da iniciativa «Patrimónios Imateriais»”.

“Há três anos que os «Patrimónios Imateriais» fazem a ligação com artistas nacionais, e locais, no sentido de divulgar junto dos alunos, no Luxemburgo, o melhor da cultura portuguesa”, esclareceu Rodrigo Martins. Acrescentou que “o objetivo é permitir que os alunos de Literatura e Cultura Portuguesa venham depois, no final do ano letivo, a Lisboa, passar uma semana, onde têm contacto com a realidade cultural do país”. “Desta vez leva-se o fado e o cante até ao Luxemburgo, através de uma iniciativa que já tem um forte impacto na comunidade que a acolhe”, frisou, igualmente, o presidente da Direção da Carpediem na Aldeia.

A iniciativa “Patrimónios Imateriais” ruma hoje ao Luxemburgo, para lá ficar até dia 10. “Neste período, para além do espetáculo de dia 8, são realizadas pequenas apresentações nas escolas para alunos de Literatura e Cultura Portuguesa amanhã, dia 7”. “No dia 9 são feitos, ainda, apontamentos musicais no espaço de António Castanho, no Luxemburgo. A ideia é poder apresentar o fado e o cante de forma informal às pessoas que não podem assistir ao espetáculo de dia 8”, avançou, ainda, Rodrigo Martins, presidente da Direção da Carpediem na Aldeia.

O projeto de mostrar a cultura portuguesa fora das suas portas, o mesmo será dizer a parceria entre as associações ADIE e a Capediem na Aldeia, começou há 3 anos e tem, igualmente, a finalidade de “divulgar a cultura e língua portuguesas nas comunidades envolventes, reforçando uma interação multicultural e integração dos portugueses no Luxemburgo.”

O cartaz deste ano destaca as atuações de Joana Vales e Mafalda Vasques, fado, e do grupo De Moda em Moda, música popular.


Comente esta notícia

Galeria de fotos