Voltar

Atualidade

Parlamento Europeu aprova acordo para melhorar qualidade da água corrente

Atualidade

Parlamento Europeu aprova acordo para melhorar qualidade da água corrente


A redução do consumo de água engarrafada pode ajudar as famílias europeias a poupar mais de 600 milhões de euros por ano. A Diretiva Água Potável aprovada pelo Parlamento Europeu permitirá um melhor acesso à água da torneira de alta qualidade, incluindo dos grupos vulneráveis.

As novas regras foram concebidas para que seja possível oferecer água da torneira de alta qualidade em toda a União Europeia. Esta foi a resposta aos pedidos de mais de 1,8 milhões de europeus, que subscreveram a primeira Iniciativa de Cidadania Europeia bem-sucedida e a assumir a forma de lei, a iniciativa “Right2Water”, que apoia a melhoria do acesso à água da torneira segura para todos os europeus.

Os Estado-Membros devem garantir a utilização de água canalizada em edifícios públicos e encorajar restaurantes, cantinas e serviços de restauração a disponibilizar água aos clientes de forma gratuita ou baixo preço. Assim como também devem tomar medidas para melhorar o acesso à água da torneira, por parte dos grupos vulneráveis.

Para permitir e encorajar as pessoas a beberem água da torneira em vez de água engarrafada, a qualidade da água corrente será melhorada através da aplicação de limites mais rigorosos de certos poluentes, nomeadamente o chumbo.

Quanto aos próximos passos, a diretiva entrará em vigor 12 dias após a sua publicação no Jornal Oficial da UE. Os Estados-Membros dispõem de um prazo de dois anos, após a diretiva assumir forma de lei, para proceder às alterações necessárias.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.