Voltar

Ovibeja recria antiga rota de transumância

Ovibeja recria antiga rota de transumância


A Ovibeja, que revela em todo o seu espaço inovações de produtos e serviços por via de "Terra Fértil", vai abrir portas no dia 30 deste mês, a um rebanho de mais de 300 ovelhas, raça Campaniça, numa demonstração, à luz dos novos tempos, de uma transumância. 

Esta é uma forma de demonstrar, frisa a ACOS - Agricultores do Sul, responsável pela organização, em nota de imprensa, a importância da pecuária na região, especialmente de ovinos e caprinos, e da necessidade de uma reflexão séria sobre a perda de cerca de 20 mil animais por ano.

Numa parceria entre a ACOS - Agricultores do Sul e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, a Ovibeja recria uma antiga rota de transumância, levando as ovelhas a fazerem um percurso pelas ruas da cidade para desembocarem na avenida principal da feira, onde está prevista uma cerimónia de bênção do gado.

De acordo com o historiador e investigador José António Falcão há uma ligação fundamental entre a actividade pecuária e a fundação de alguns dos principais santuários do território. Uma "estreita articulação entre o património edificado, as vias privilegiadas para os rebanhos - as canadas reais - e a prática religiosa, tendo como pano de fundo o desenvolvimento da região".

O Baixo Alentejo é uma região moldada pela actividade pecuária, outrora destino de extensos rebanhos de ovinos transumantes, provenientes da Serra da Estrela ou de áreas serranas espanholas que a partir, sensivelmente, do século XIII aqui vinham passar o período de Inverno. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.