Voltar

Atualidade

“Ondas Gravitacionais” é tema de conversa na Biblioteca de Beja

Atualidade

“Ondas Gravitacionais” é tema de conversa na Biblioteca de Beja


“Ondas Gravitacionais” é o mote para uma sessão que vai decorrer, às 21.30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago em Beja, a cargo de  Vítor Cardoso. Trata-se da 5ª sessão do ciclo de conferências de divulgação cientifica “Temas de Ciência do ano 2019”.

Desde há milhares de anos que tentamos entender porque e como é que as coisas caem. Esta busca permitiu entender a luz, o sistema solar, a galáxia e o próprio universo com uma precisão sem precedente. Na palestra desta noite o objectivo é discutir um pouco do que aconteceu nos últimos 300 anos, com um foco especial nos últimos anos, em que vimos ondas gravitacionais e buracos negros pela primeira vez na história da humanidade.

Vítor Cardoso é professor Catedrático no Departamento de Física do
Instituto Superior Técnico, onde lidera o Grupo de Gravitação (GRIT) do CENTRA. É “Van der Waals Professor” na Universidade de Amsterdão e professor convidado na Universidade de Tóquio. Os seus interesses de investigação incidem sobre gravitação, em particular ondas gravitacionais e buracos negros. É autor de um livro e de cerca de 200 artigos publicados em revistas internacionais, neste momento, é líder de um consórcio internacional de mais de 30 países, que se dedica ao estudo de ondas gravitacionais e buracos negros. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.



 



PUB

Revista RVP-Ovibeja 2023

PUB

Discos

Hoje é dia de novidades discográficas

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.