Voltar

Atualidade

Odemira apresenta exposição “Uma dúzia e meia de afectos”

Atualidade

Odemira apresenta exposição “Uma dúzia e meia de afectos”


 Até à próxima sexta-feira, dia 28, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe a exposição “Uma Dúzia e Meia de Afectos”, com desenhos de Ana Monsanto e textos de Vitor Encarnação.

A exposição apresenta desenhos da autoria de Ana Monsanto, com variações sobre o trabalho de Margarita Sikorskaia, acompanhados de textos de Vitor Encarnação.

A iniciativa nasceu sem debate, foi-se descobrindo e formando sem qualquer diálogo entre os dois autores, onde muito pouco se escreveu de propósito, nada se pintou para ir ao encontro das palavras. Os autores deixaram apenas fluir a amizade e as suas experiências de vida.

Ana Monsanto é natural de Lisboa. Com raízes familiares em São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, estabeleceu-se em Ourique para exercer medicina.

Vítor Encarnação é natural da Aldeia de Palheiros, é professor de Inglês e Alemão no Agrupamento de Escolas de Ourique e colaborador na imprensa regional e autor de diversos títulos. Conhecem-se há três décadas e já se tinham cruzado em vários projetos profissionais, comunitários e culturais.

A aproximação de Ana Monsanto ao mundo da pintura criou em si a percepção de que um desenho contém uma mensagem a solicitar ser replicada e traduzida através da escrita.

A vontade de partilha “a duas vozes” deu origem ao convite para que Vítor Encarnação fizesse a sua interpretação. Os afectos (ou a falta deles) tão patentes nos desenhos tinham, enquanto elemento fundamental na sua condição de seres sensíveis e emocionais, de estar presentes algures na escrita. Um a um, cada desenho encontrou as palavras que queria e cada texto encontrou o desenho que precisava.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.