Laboratório
Claúdia Santos, investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa vai apresentar, às 11.0 horas, no auditório da Escola Superior Agrária de Beja, a palestra intitulada "Potencial de compostos derivados de plantas na prevenção da neuro degeneração e declínio cognitivo relacionado com a idade".
Esta é mais uma palestra que está integrada na iniciativa "Um dia com…." que o CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo promove regularmente.
Estratégias preventivas ou de inibição que permitam retardar ou reverter os défices neuronais e comportamentais que ocorrem no envelhecimento são grandes desafios científicos, numa sociedade desenvolvida, em que o aumento daesperança média de vidaresultanumamaior incidência dedoençasrelacionadas com a idade, conduzindo a maiores gastos associados à saúde.
O potencial de alimentos ricos em diversos compostos bioactivos, que evitem a neuro degeneração e o declínio cognitivo, tem sido amplamente estudado. A palestra de hoje vai abordar o potencial biológico, numa perspectiva neuro protectora, de compostos bioativos derivados de diferentes alimentos, com especial ênfase, para determinados frutos.

Comente esta notícia