Voltar

Política

Município de Beja com 33 milhões e 700 mil euros para 2020

Política

Município de Beja com 33 milhões e 700 mil euros para 2020


Os documentos previsionais para 2020 do Município de Beja foram aprovados, ontem, em Assembleia Municipal. 33 milhões e 700 mil euros foi o valor aprovado para as Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município de Beja, com os votos a favor do PS, as abstenções da CDU e do PSD e os votos contra do BE e do Movimento “Por São Matias com todos”.

O Orçamento para 2020 tem mais 4000 euros apenas. Contempla, entre outros aspetos, a reabilitação da Câmara de Beja, a beneficiação do Mercado Municipal, a regeneração de dois edifícios na Praça da República, a conclusão da Zona de Acolhimento Empresarial Norte, os percursos históricos, o edifício do CEBAL, a criação da praia fluvial, a melhoria da sinalética, a beneficiação de estradas municipais, a pista do Complexo Desportivo Fernando Mamede e o Fórum Romano. Na votação dos documentos previsionais, e no que se refere ao Quadro de Pessoal para 2020, os eleitos da CDU votaram contra, e os do PSD, BE e Movimento “Por São Matias com todos” abstiveram-se.

O presidente da Câmara, Paulo Arsénio, diz que este é um orçamento realista, que vai ao encontro das necessidades do concelho.

Foi a eleita da CDU Susana Correia quem identificou alguns dos projetos que esta força política diz não constarem, ou terem sofrido atrasos significativos, e que levaram a Coligação, a abster-se, no sentido de não prejudicar o funcionamento do Município, entre eles projetos de arqueologia, o Museu de Banda Desenhada e o Estádio Flávio dos Santos. Mas foi o eleito da CDU João Dias quem justificou o sentido de voto da sua bancada, tecendo duras criticas às propostas apresentadas, apontando, entre outras, a falta de estratégia de afirmação e de firmeza na defesa dos interesses do concelho, e da região, junto do Governo.

Sobre o voto contra relativamente ao Quadro de Pessoal, foi a eleita da CDU Susana Correia quem justificou o sentido de voto, dizendo que o mesmo privilegia os técnicos superiores, em detrimento dos assistentes operacionais. Advertência que o presidente da Câmara desvalorizou dizendo que os assistentes operacionais são, em média, cinco para um técnico superior na autarquia bejense.

A eleita do PSD, Fernanda Pereira, votou ao lado dos eleitos da CDU, nas Grandes Opções do Plano e Orçamento, optando pela abstenção e colocou questões relacionadas com a requalificação de alguns parques de estacionamento que não estão contempladas.

A eleita do BE, Gina Mateus, justificou o seu voto contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento, pelo facto, de não ter sido definido o valor a atribuir ao Orçamento Participativo. No Regulamento colocado à votação é indicada como verba uma percentagem do orçamento do Município.

O eleito do Movimento “Por São Matias com Todos” disse que votava contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento porque o investimento em caminhos municipais era reduzido, tal como o que se pretendia fazer nas freguesias.

Nesta Assembleia Municipal foram apresentadas moções, praticamente por todas as forças políticas, sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinalou ontem, o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e os cinco anos de elevação do cante alentejano a património imaterial da humanidade. Foi feita uma saudação, pelo BE, à iniciativa, em defesa da região, realizada pelo Movimento Beja Merece+, em Bruxelas e um voto de pesar, pelo BE e CDU, à morte de José Mário Branco, que resultou na realização de um minuto de silêncio em sua memória.

Nesta reunião, ordinária, foi eleito, ainda, Afonso Rabaçal, da CDU, para representar a Assembleia Municipal, no Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, do Município de Beja.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.