Voltar

Política

Moura: requalificação do edifício do Ex-Grémio da Lavoura concluída

Política

Moura: requalificação do edifício do Ex-Grémio da Lavoura concluída


Está concluída a empreitada de requalificação do edifício classificado “Ex-Grémio da Lavoura” – Centro Documental da Oliveira, revela a autarquia. Esta requalificação representou um investimento de cerca de 672 mil euros e a intervenção beneficiou ainda de uma taxa de cofinanciamento de 85% sobre o investimento elegível no âmbito do Programa Alentejo 2020, refere, também, o Município.

“Este edifício, localizado na Praça Gago Coutinho, em Moura, encontra-se classificado pela Direção Geral do Património Cultural como Conjunto de Interesse Público com ZEP (Zona Especial de Proteção), constituindo um expressivo exemplar da arquitetura do final de Oitocentos, dotado de pátio ajardinado, salas com pinturas murais e diversos elementos estruturais e ornamentais de grande interesse.

Com a intervenção agora concluída, pretendeu o Município de Moura salvaguardar o edifício, adquirido em 1999, e qualificar a sua presença urbana através de uma intervenção de substituição de cobertura e de intervenção nas fachadas, incluindo paramentos e vãos.

Em suma esta empreitada incluiu uma intervenção imprescindível no que toca ao reforço estrutural do edifício, bem como do lanternim, pois apresentava um elevado estado de degradação. Não menos importante foi a impermeabilização dos terraços e o revestimento dos mesmos com tijoleira cerâmica”, é sublinhado no documento enviado à nossa redação.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.