Moura - Mouraria

A Câmara Municipal de Moura, que representa Portugal, é a entidade promotora da atividade, em parceria com associações de outros três países - Espanha, Itália e Grécia. Durante este período participam no encontro de Moura, 36 jovens, nove de cada país.

Debater o futuro dos jovens destes países e questões atuais, como o desemprego juvenil, a participação em parcerias, as relações familiares e a migração; realizar oficinas, visitas e discussões de reflexão; analisar e elaborar propostas de intervenção para superar as dificuldades; rentabilizar os recursos; e melhorar as oportunidades dos jovens - são objetivos deste intercâmbio.

Este projeto dá prioridade a temas como a cidadania europeia, a participação dos jovens, a diversidade cultural, a criatividade, o espírito de iniciativa e a empregabilidade, através de processos de aprendizagem não formal.

No final do programa em Moura, os jovens vão preparar uma exposição para cada país e redigir uma declaração conjunta refletindo as preocupações comuns, declaração essa, que será depois encaminhada para o Parlamento Europeu.

A maioria das atividades dos jovens de Portugal, Espanha, Itália e Grécia decorrem nas instalações da Moura Salúquia - Associação de Mulheres do Concelho de Moura, que é também uma entidade colaboradora.


Comente esta notícia