Voltar

Religião

Missas e catequeses suspensas pela Conferência Episcopal Portuguesa

Religião

Missas e catequeses suspensas pela Conferência Episcopal Portuguesa


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, na sexta-feira passada, suspender as missas e catequeses até “ser superada a atual situação de emergência” face ao coronavírus.

A decisão, divulgada em nota de imprensa, surge “em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde”.

Diz o comunicado que “a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência”.

Os bispos católicos consideram ainda que é importante seguir “as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões”.

O bispo de Beja anunciou os “cuidados a ter a propósito do coronavírus”. D. João Marcos adiou “as peregrinações arciprestais à Sé de Beja”, neste domingo, dia 15 (Arciprestado de Beja) e no sábado, dia 21 de março (Arciprestados de Almodôvar e Odemira) ”. O bispo diz que a exposição e as conferências se vão manter.

Aos agentes pastorais, D. João Marcos realça que as orientações devem ser “levadas muito a sério”.

“Tranquilizem-se os fiéis, de forma a evitar situações de pânico”, frisa o bispo de Beja, dizendo que “é preciso cumprir as indicações da Conferência Episcopal Portuguesa com “a comunhão na mão”, evitando “o gesto da paz, o uso da água nas pias de água benta, e beijos ou outros gestos de contacto físico com imagens”. 


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.