Voltar

Atualidade

Metereologia: o frio vai continuar, quais os cuidados a ter

Atualidade

Metereologia: o frio vai continuar, quais os cuidados a ter


Segundo o IPMA, as temperaturas vão continuar baixas nos próximos dias, prevê-se, até dia 7 deste mês, descida da temperatura mínima em todo o território do Continente, atingindo temperaturas negativas em algumas regiões do país. Em Beja, os termómetros vão chegar aos 0º graus mas apenas quarta-feira, dia 6. A ANEPC partilhou alguns comportamentos a adotar de forma a reduzir os impactos.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para além do desconforto térmico elevado devido à descida da temperatura mínima, existe a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro, de gelo e geada, e de chuva com congelação.

Relativamente aos efeitos expectáveis, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta que poderão ocorrer intoxicações por inalação de gases, devido à inadequada ventilação, e incêndios em habitações em que se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras.

A ANEPC refere também que é necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, e que o risco associado ao trânsito aumenta devido à possível queda de neve e formação de gelo nas estradas.

Como medidas preventivas, a ANEPC recorda que se deve evitar exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperaturas. Para manter o corpo quente é recomendada a utilização de várias camadas de roupa, as extremidades do corpo devem ser protegidas e ainda, é sugerida a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor.

A ANEPC relembra que os trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior necessitam ter uma especial atenção aos cuidados a ter nestes dias mais frios e devem evitar esforços excessivos.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.