Voltar

Atualidade

Mercado Municipal de Beja deverá entrar em obras dentro de um ano

Atualidade

Mercado Municipal de Beja deverá entrar em obras dentro de um ano


O estudo de requalificação do Mercado Municipal de Beja foi, ontem, publicamente apresentado. O espaço comercial, com uma área de 1562 m2, comporta atualmente 34 concessionários. As obras de requalificação, orçadas em 1 milhão e 275 mil euros, deverão arrancar dentro de um ano e deverão encerrar o espaço por um período de um ano.

Do estudo realizado junto de utentes daquele espaço, resulta como pontos fortes do mesmo, a imagem do mercado  associada a qualidade de produtos alimentares, a presença de produtores e a boa oferta em qualidade, frescura e diversidade de produtos frescos.

Como pontos fracos são apontados o facto do edifício e o equipamento estar em avançado estrado de degradação, ser local de permanência de sem abrigo, ter o primeiro piso abandonado e apresentar higiene deficitária.

No mesmo estudo, são identificadas como oportunidades a vontade política para requalificar o mercado, a existência de incentivos comunitários e a possibilidade de atrair novos operadores e sectores de actividade.

Como ameaças são referidas, a forte concorrência de grandes superfícies, uma gestão pouco autónoma do mercado e a fraca adesão ao associativismo.

Os princípios base da intervenção proposta pela equipa de consultores, apontam para a concentração do sector hortofrutícola e pescado na ala norte, pela criação de um complexo de frio com câmaras de frio e máquinas de gelo, pelo aproveitamento do piso superior para áreas administrativas, a criação de novas lojas e quiosques para outras actividades comerciais e a criação de uma praça central.

Para Paulo Arsénio, a ideia para reabilitação do espaço passa por criar um conjunto de melhorias que tornem o Mercado Municipal mais atraente, afirmando que o projecto não está fechado, existindo a possibilidade de receber contributos. A ideia, segundo Paulo Arsénio, não é transformar o Mercado num espaço semelhante aos mercados, ditos gourmet, como os de Lisboa, devendo este manter as actuais características.

Sobre a reacção dos actuais concessionários às propostas de intervenção, o presidente da autarquia diz que foi positiva , mas que espera naturalmente dificuldades, quando o espaço tiver de encerrar para obras, situação que irá ser acompanhada pela autarquia e pelos comerciantes.





PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.