Centro UNESCO Beja

“O sítio da Ribeira de São Domingos 1 foi intervencionado no âmbito de um desses trabalhos, nomeadamente durante a execução do bloco de rega de Brinches, onde foram identificadas 6 sepulturas com uma tipologia distinta das observadas nesta Região. A análise das fontes escritas e de alguns paralelos identificados em território peninsular, poderá indicar a presença de um tipo de sepulturas denominadas de «lahd», que corresponderiam à forma de enterramento de mártires das batalhas pelo Islão” é referido no documento enviado à nossa redação.

Esta conferência está integrada no ciclo “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas histórias para contar”, promovido pela EDIA, em parceria com a Câmara Municipal de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja. Um ciclo de conferências fruto dos trabalhos de arqueologia promovidos durante a construção do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

A participação na conferência é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória através do email museu.sembrano@cm-beja.pt , ou pelo telemóvel 964 934 162 , das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h00.


Comente esta notícia