Voltar

Atualidade

Mansão de São José: já há 106 infetados e 10 utentes hospitalizados

Atualidade

Mansão de São José: já há 106 infetados e 10 utentes hospitalizados


A avaliação do estado de saúde dos utentes da Mansão de São José em Beja já foi feita. Os resultados ditaram o internamento de três utentes e a divisão dos restantes entre a BA Nº11, onde ficarão 58 e a Mansão onde permanecerão 28. Recordo que a ULSBA indicou que foram feitos na totalidade 120 testes. Foram testados 89 utentes e destes 83 testaram positivo, 5  testes foram inconclusivos e 1 negativo. 37 funcionários fizeram testes, 14 têm Covid-19, 13 não e há, ainda, 10 testes inconclusivos. Ainda não se sabem os resultados dos testes que foram repetidos.

Tendo ficado decidida a divisão dos utentes do Lar por 2 espaços, a Base Aérea N.?11 e a Mansão de São José, a Câmara de Beja avança que acionou de "imediato todos os mecanismos que permitam assegurar a todas as pessoas, qualquer que seja o espaço em que fiquem, as refeições, os cuidados de higiene, médicos e de enfermagem que terão de ter ao longo das próximas semanas". Refere, ainda, que "juntou as soluções para a remoção de resíduos sólidos contaminados e de limpeza dos espaços".


A Câmara de Beja acrescenta que "contratar um número expressivo de trabalhadores que, quer na Base, quer no Lar, assegurem os cuidados a todas estas 86 pessoas (são 89 mas 3 estão no Hospital em condição estável), uma vez que da equipa da Mansão em princípio (última informação e sempre sujeita a alterações) apenas 1 das 13 pessoas com teste negativo deverá ir trabalhar foi um esforço hercúleo de empenho para conseguir o que no mercado não está fácil".


Confirma, ainda, a Câmara de Beja, a chegada "dos primeiros 14 trabalhadores de substituição neste sábado" e frisa que "com as Brigadas de Intervenção Rápidas da Cruz Vermelha Portuguesa acionadas pela Segurança Social pode-se dar início a tudo o que há apenas 24 horas foi determinado pela autoridade de saúde pública da ULSBA, assegurando os cuidados necessários com os residentes que continuarão na Mansão, e que deverão ser 28, e os que seguirão para a Base Aérea N.?11, que reúne excelentes condições para este efeito na caserna preparada desde há meses, precisamente para uma situação deste tipo (covid's positivos de ERPIs) e que deverão ser 58".


A Mansão de São José tem, também, instalações na Quinta da Navarra. Quanto a este espaço desconhece-se se há casos de infeção. 


 


 



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.