percurso aljustrel

É um caminho com uma extensão de 12 quilómetros e uma duração aproximada de três a quatro horas, passando por caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais.

Aos amantes das caminhadas Aljustrel, lança agora o desafio para que, passo a passo, possam desvendar os segredos e as riquezas daquela  povoação, perdendo-se pelas ruelas, praças e monumentos, apreciando o património religioso, mas também o mineiro e o ligado à actividade agrícola, e que convivam com as gentes da terra, de modo a perceberem a sua cultura e a sua identidade.

A sinalética deste novo caminho pedestre, que se intitula “Aljustrel tem uma mina” e que tem como temáticas o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural, já começou a ser instalada.

O grau de dificuldade deste percurso pedestre, que mostra Aljustrel de “lés-a-lés”, é baixo e está acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em equipamentos adequados, e a invisuais, desde que acompanhados. Prevê-se que o ponto de partida e de chegada deste caminho seja a antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril.

Este percurso está homologado e registado e surge no âmbito do projecto TransAlentejo, que pretende dinamizar o turismo de natureza, e ao qual a Câmara Municipal de Aljustrel se associou. Um projecto que é promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo.



Comente esta notícia