Voltar

Atualidade

LIFE Montado-Adapt distinguido na Cimeira do Clima em Madrid

Atualidade

LIFE Montado-Adapt distinguido na Cimeira do Clima em Madrid


No âmbito da Cimeira das Nações Unidas sobre o clima, que está a decorrer em Madrid, o programa LIFE - iniciativa europeia para o ambiente e ação climática - selecionou, entre centenas de projetos LIFE, o LIFE Montado-Adapt, o único projeto promovido por uma entidade portuguesa a ser alvo da distinção.

O projeto LIFE Montado-Adapt, do qual a ADPM Mértola é a entidade promotora é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do Programa LIFE 2014-2020, subprograma Ação Climática, que reúne 17 parceiros de Portugal, Espanha e Holanda.

Jorge Revez, presidente da ADPM, revela a importância deste reconhecimento, que diz ser também uma forma de valorizar o montado e o trabalho que tem sido realizado ao longo deste projeto.

O LIFE Montado-Adapt, explica a ADPM em nota de imprensa, “éum projeto de impulso à adaptação dos montados a decorrer simultaneamente em Portugal e Espanha, que tem como principal objetivo atenuar as consequências das alterações climáticas, melhorando a sua sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental”.

“Este objetivo está a ser alcançado através da implementação do Sistema Integrado de Gestão do Montado (SIGM) em 12 herdades públicas e privadas no Alentejo, Andaluzia e Extremadura, designadas como áreas-piloto. Os SIGM implementam um conjunto de estratégias e medidas de adaptados em cada uma destas áreas".

"O Montado é um ecossistema florestal mediterrânico singular, extremamente valioso em biodiversidade e identificado com a maior importância para a conservação da natureza, tanto a nível nacional quanto europeu".

"Este ecossistema encontra-se atualmente em declínio devido à interação de diversos fatores, uns de escala mundial como as alterações climáticas, e outros à escala do homem, sendo um dos principais fatores a gestão das explorações. Gerir este tipo de propriedades que combina agricultura, floresta e pecuária, exige um conhecimento profundo das características intrínsecas da cada herdade e dos fatores externos".

O Projeto Life Montado-Adapt tem a ADPM como entidade promotora e conta com os seguintes parceiros: Forestry Service Group; Universidad de Extremadura; União da Floresta Mediterrânica; Terra Drone; INIAV; FCUL; Universidade de Évora; EDIA; La Rinconada, SL; Dehesa del Guijo, S.A.; Ayuntamiento de Villasbuenas de Gata; Grupo Casablanca-Cáparra SL; Sendim – Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda; ANSUB – Associação dos Produtores Nacionais do Vale do Sado; ICNF; Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible, Junta de Andalucía.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.