João Ferreira Beja

João Ferreira explicou que “uma das responsabilidades do Estado, e que consta da Constituição, é a defesa e proteção do património cultural e que este facto, justifica a visita do candidato à presidência aos dois concelhos com mais legados e que têm sido fustigados pela destruição perpetrada pela instalação de culturas intensivas”. Acrescentou que “cabe ao presidente da República zelar pelo cumprimento da Constituição, assim como trazer a público os problemas, dando-lhes visibilidade.”

João Ferreira esteve no concelho de Cuba, em Vila Ruiva, na Ponte que tem o mesmo nome e que foi danificada “por plantação de olival intensivo”. No concelho de Beja, visitou o sítio Salvada 10, que foi sujeito, recentemente, a “ripagens para instalação de culturas intensivas, sem que tenha havido qualquer ação de salvaguarda do património aí existente” e mostrou preocupações também com “a Villa Romana de Pisões.”

Do que visitou constatou “destruição”, frisou João Ferreira. Acrescentou que “importa perceber porque se repetem estas situações”, que, na sua opinião, têm a ver com “a existência de legislação anacrónica que não as previne nem ajuda a dissuadir, por não aplicar penalizações a quem as pratica”.

“A falta de comunicação entre quem tem a seu cargo estas matérias, ou seja a Direção Regional de Agricultura e a Direção Regional de Cultura também não ajuda e depois falta fiscalização”, referiu, ainda, João Ferreira.

O balanço das visitas aos concelhos de Cuba e Beja foi feito nas instalações do Centro UNESCo, na sessão onde foi apresentada, também, a mandatária da candidatura de João Ferreira no distrito de Beja Domingas Pereira.

Domingas Pereira é Assistente Hospitalar da Especialidade de Medicina Interna no Hospital de Beja, responsável pela Consulta de Auto-Imunes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, coordenadora hospitalar de Transplantação, orientadora de formação de pós-graduações, dirigente das associações Guineenses de Solidariedade Social, "A Guineense" e " Associação dos Naturais e Amigos de Pelundo Residentes em Portugal".


Comente esta notícia