Voltar

Atualidade

EDIA: rede de monitorização dos recursos hídricos superficiais

Atualidade

EDIA: rede de monitorização dos recursos hídricos superficiais


A EDIA criou uma rede de monitorização dos recursos hídricos superficiais que inclui um total de 88 estações, 18 das quais localizadas em albufeiras e 70 em cursos de água.

Uma rede que “nasce” tendo em conta a importância que os recursos hídricos associados a Alqueva têm para a sustentabilidade do projecto.

Os recursos hídricos superficiais são um dos diversos descritores ambientais monitorizados de forma regular pela EDIA e os principais objectivos associados a esta monitorização são a avaliação da adequabilidade da água a diversos fins qualitativamente exigentes e a avaliação dos potenciais impactes da exploração do EFMA, tendo as primeiras campanhas sido realizadas em 2002, altura em que foram encerradas as comportas da barragem de Alqueva.

De acordo com a EDIA “os parâmetros monitorizados variam em função dos objectivos, relativamente aos parâmetros ecológicos, nas albufeiras é monitorizado o fitoplâncton e a ictiofauna, enquanto que nos cursos de água é monitorizada a ictiofauna, os macrófitos, os macroinvertebrados e os elementos hidromorfológicos de suporte”.

Ainda segundo a EDIA “através da presente monitorização têm vindo a ser obtidos um conjunto robusto de dados, os quais contribuem para aumentar o conhecimento sobre a qualidade da água e os ecossistemas aquáticos nesta tipologia de massas de água e os reais impactes associados à exploração do Empreendimento de fins Múltiplos de Alqueva”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.