Voltar

I Encontro Ibérico sobre o Declínio do Montado

I Encontro Ibérico sobre o Declínio do Montado


Encontro Ibérico, organizado pelo CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo, realiza-se hoje e amanhã, em Beja, e tem como temática central o declínio do montado.

Aquele encontro é realizado, durante todo o dia, no auditório do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), parceiro do CEBAL nesta realização, tal como a autarquia bejense e o Instituto del Corcho.

A sessão de abertura, às 09.30 horas, conta com a presença do secretário de Estado das Florestas, Francisco Gomes da Silva, e às 11.30 horas, é feita a apresentação oficial do projecto GenoSuber e assinado o protocolo de colaboração com a Corticeira Amorim, duas iniciativas que contam com a participação da secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.   

Este encontro, que conta com mais de 150 inscrições - de pessoas em nome individual, investigadores e associações de produtores florestais - tem como objectivo reunir no mesmo espaço as pessoas que têm desenvolvido trabalho sobre a área do montado, fomentar o intercâmbio de ideias e informação sobre o projecto do CEBAL sobre a sequenciação do genoma do sobreiro. As declarações são de Claudino Matos, presidente da Direcção do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo, que acrescentou ser de suma importância chamar a atenção para o projecto GenoSuber, que visa encontrar uma ferramenta fundamental para a garantia da qualidade futura dos montados.

Claudino Matos frisou, igualmente, à Voz da Planície que antes de entrar para os quadros da ACOS - Agricultores do Sul, em 2006, coordenou um projecto sobre o declínio do montado e que há dois anos, o Parlamento espanhol pediu-lhe para fazer uma prelecção sobre o mesmo. Prosseguiu frisando que apresentou um relatório final do projecto que coordenou e que no mesmo propôs que esta temática fosse tratada a nível ibérico e que por isso mesmo, espera que este encontro seja o "pontapé de saída" para isso mesmo.

Recorde-se que com a realização deste Encontro Ibérico sobre o Declínio do Montado, o CEBAL junta-se às comemorações europeias do "Dia Internacional do Fascínio das Plantas", organizado pela European Plant Science Organization.

Para o dia de amanhã está agendada, no âmbito do encontro, uma visita técnica, em parceria com a União da Floresta Mediterrânica, a um montado em declínio, na Herdade do Azinhal, Azinheira de Barros, Grândola.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.