Voltar

Economia

Hoje é o Dia Mundial da Poupança

Economia

Hoje é o Dia Mundial da Poupança


No âmbito do Dia Mundial da Poupança e da Literacia Financeira que se assinala hoje, o Observador Cetelem voltou a questionar os portugueses sobre a poupança. E se face ao ano anterior aumenta a percentagem de portugueses que têm a preocupação de poupar, a frequência com que o fazem é mais esporádica.

“Fruto da situação vivida pelo país, os portugueses estão mais disponíveis para poupar: 75%, mais 28 pontos percentuais (p.p.) face ao período homólogo. No entanto, apesar de os portugueses estarem a poupar mais, a frequência com que o fazem é mais esporádica, com metade dos inquiridos a afirmar que poupa sempre que possível e/ ou sempre que sobra dinheiro (uma subida de 39 p.p. se compararmos com 2019). Já 15% diz que o faz com regularidade mensal, uma diminuição de 7 p.p. face ao ano anterior; E 9% poupam de forma pontual com recurso a subsídios e/ou prémios (menos 5 p.p.).

Para poupar, os portugueses estão a aumentar vários hábitos, desde logo, procurar mais promoções (83%) – registando-se um crescimento de 52 p.p. em comparação com 2019; mas também a utilização de cupões e cartões de fidelização (50%); tomar o pequeno almoço em casa (46%, face a 19% em 2019) e levar almoço para o local de trabalho (33%, face a 18% no período homólogo). Regista-se também um aumento da percentagem de portugueses que começou a optar pelos transportes públicos para poupar (19%, +11 p.p. do que em 2019).”



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.