Voltar

Cultura

Grupo Coral de Odemira comemora os 80 anos da primeira gravação das suas modas

Cultura

Grupo Coral de Odemira comemora os 80 anos da primeira gravação das suas modas


O Grupo Coral de Odemira comemora, neste sábado, os 80 anos da primeira gravação áudio das vozes de Odemira e dos seus cantares, ou das suas “modas” e promete uma tarde dedicada ao cante alentejano, com atuações e uma palestra.  

As gravações áudio de cantares alentejanos em Odemira, realizados a 5 de novembro de 1939, são reveladas no livro “Alentejo: Vozes e Estética em 1939/40 - edição crítica dos registos sonoros realizados por Armando Leça”, publicado pela Tradisom, com coordenação da Professora Doutora Maria do Rosário Pestana. Esses registos contêm seis modas pelas vozes de cantadores de Odemira, e que são agora apresentadas em CD, reinterpretadas pelo Grupo Coral de Odemira.

A partir das 15.00 horas haverá desfile de Grupos Corais, nas ruas do centro da vila de Odemira, com a participação do Grupo Coral da Sete, Grupo Coral de Garvão, Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes, Grupo Coral de S. Luís, Grupo Coral Feminino de Amoreiras-Gare, Grupo Coral da Escola Damião de Odemira do Agrupamento de Escolas e do Grupo Coral de Odemira.

No âmbito das comemorações agendadas está programado para as 16.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, uma palestra com intervenções das etnomusiólogas Salwa El-Shavan Castello-Branco, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa e Maria do Rosário Pestana, professora investigadora da Universidade de Aveiro. Depois da palestra, pelas 17.00 horas, os grupos corais participantes são convidados a atuar em palco.

"Fundado em 1977, o Grupo Coral de Odemira tem mantido a tradição dos cantares e modas alentejanas, algumas herdadas do antigo grupo " Rouxinóis do Mira" que remonta a 1944 e que teria na sua constituição algumas das vozes gravadas por Armando Leça."



PUB

Revista RVP-Ovibeja 2023

PUB

Discos

Hoje é dia de novidades discográficas

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.