floresta segura 2020

A obrigatoriedade de manutenção das faixas de gestão de combustíveis constitui uma das medidas preventivas previstas na lei, com o objectivo de reduzir o número de incêndios rurais.

De acordo com GNR “a prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes” e “uma correcta e oportuna gestão de combustíveis, de forma atempada e adequada, constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio”.

O capitão João Gaspar, Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, afirma que ainda há muitos terrenos que continuam a carecer de limpeza.

Ainda segundo, o capitão João Gaspar, há coimas para quem não cumprir a lei nesta questão da manutenção das faixas de gestão de combustíveis. O Oficial de Comunicação e Relações Públicas revela ainda que, no distrito de Beja, estão a ser realizadas acções em sala mas também “porta-a-porta”.

Para hoje estão previstas duas iniciativas, de manhã, na freguesia de Santa Cruz, no concelho de Almodôvar, de tarde, em Corte do Pinto, no concelho de Mértola.



Comente esta notícia