Voltar

Atualidade

GNR dá recomendações em caso de incêndio florestal

Atualidade

GNR dá recomendações em caso de incêndio florestal


Perante as ocorrências de incêndios florestais que se têm verificado, nomeadamente, na região algarvia, a Guarda Nacional Republicana alerta e aconselha a população, em geral, para a necessidade de cumprir com as indicações e orientações das autoridades, principalmente, nos procedimentos a adotar em caso de evacuação.

A nota da GNR explica que, em caso de evacuação preventiva, por indicação das autoridades, as pessoas devem cumprir com as instruções dadas e não devem nunca voltar atrás, para uma área já evacuada.

Devem manter a calma, auxiliar crianças, idosos ou familiares com limitações de mobilidade e levar os seus animais de companhia. Não devem perder tempo a recolher objetos desnecessários e, se possível, deixar acesas as luzes exteriores da habitação.

Relativamente à circulação rodoviária, importa respeitar e seguir as instruções da GNR e nunca adotar comportamentos de risco, como inverter o sentido de marcha nas autoestradas.

As situações de emergência ocorrem inesperadamente, como a aproximação do fogo ou a perda de visibilidade devido ao fumo. Nessas situações, os condutores devem manter a calma, acionar as luzes de perigo e imobilizar os veículos a uma distância segura da fonte de perigo.

Devem, de imediato, comunicar com as autoridades através do 112 e deixar a berma livre para que os veículos de emergência possam circular.

A GNR, para além de estar a combater diretamente os incêndios, através das forças do GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro), reforçou o patrulhamento nas zonas mais afetadas pelos incêndios, com a principal preocupação de garantir a segurança das pessoas.


PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.