PEIXES

"No grande lago do Alentejo os peixes andam de elevador" é um projeto que resulta de uma parceria entre a EDIA e o Centro Infantil N. Sr.ª do Carmo, em Moura, que teve como mote o Dispositivo de Passagem de Peixes instalado na barragem de Pedrógão, sendo a exposição de Peixes (Fish Parede) ilustrativa das ações desenvolvidas.

Este projeto, candidatado à 12ª edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho, centrou-se nas questões sobre a qualidade da água, nas espécies de peixes existentes no rio Guadiana, distinguindo espécies autóctones de exóticas e na definição de barragem e respetivas implicações ambientais resultantes da sua construção e respostas aos impactes inerentes.

No âmbito do projeto foram desenvolvidas diversas ações, destacando-se as visitas às barragens de Alqueva e Pedrógão, experiências sobre a água, atividades sobre os peixes da região, uma exposição de grandes peixes feitos pelos pais das crianças, bem como a recuperação de três lagos na instituição que, neste momento, albergam uma maquete de uma barragem e dois tanques para fauna aquática.

A exposição está patente ao público na sede da EDIA, em Beja, até 14 de junho, podendo ser visitada aos dias úteis entre as 09 e as 18 horas.


Comente esta notícia