INICIATIVA FENIX

A iniciativa FENIX – Sejam Agentes de Futuro! já realizou, por videoconferência, as primeiras ações, nomeadamente o Ciclo de Debates: “Conversas de Futuro”, refletindo sobre os temas: “Área Social”, “Comunidade e Educação” e “Economia e Inovação Social”. Neste contexto foram chamados a intervir “os vários atores do território, com o objetivo de identificar os desafios, problemas e impactos que a região tem pela frente e qual deve ser o papel da inovação social face à atual situação de pandemia.” Concluído este Ciclo de Debates, João Cascalheira, coordenador da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, faz um balanço “muito positivo”, revelando que se “contou com muitos contributos”.

A Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo está a produzir um documento de “constituição de linhas orientadoras e definição de estratégicas prioritárias para a região e para a incubação de projetos e iniciativas que ajudem a alavancar” o território, “combatendo os problemas e impactos causados pela COVID-19”. “As conclusões são apresentadas, e discutidas, em quatro programas de rádio, que começam na próxima semana, dia 4 de junho” e que têm como objetivo “tornar as conclusões públicas, assim como aproximar as pessoas dos agentes locais e das instituições”, tal como explica o coordenador da IISBA João Cascalheira.

Os quatro programas de rádio realizam-se a partir do dia 4 de junho, este primeiro faz o enquadramento das linhas de orientação e financiamentos existentes dando o “pontapé de saída” para os restantes, que são temáticos. Nestes espaços de debate participam diversos convidados ligados às várias áreas em destaque.

Os programas são realizados em parceria com a Rádio Voz da Planície de Beja, a partir das instalações da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, na cidade, nos dias 4, 18 e 25 de junho e no dia 2 de julho. Os programas podem ser acompanhados através dos 104.5 da Voz da Planície, assim como na emissão on-line da nossa estação.


Comente esta notícia